BAURU E ITAPETININGA REGISTRAM PRIMEIROS CASOS DE CORONAVÍRUS

Foi confirmado na última segunda-feira, 30, os primeiros casos de COVID-19 nas cidades de Itapetininga e Bauru. De acordo com as informações da prefeitura, em Itapetininga o paciente é um homem de 33 anos que está internado em um hospital particular da cidade em estado estável. Ao total a cidade contabiliza 66 casos suspeitos da doença.

Já a cidade de Bauru registrou dois casos confirmados na última segunda-feira, 30 e 22 casos de pacientes em investigação. A primeira vítima trata-se de um homem de 51 anos que está internado em estado grave e o segundo paciente, de 31 anos apresentou síndrome gripal leve e está em isolamento domiciliar.

De acordo com as informações divulgadas, o homem de 51 anos apresentou os primeiros sintomas no dia 20 de março, com febre, cefaleia, mialgia (dores musculares) e mal-estar. Foi informado ainda que ele possui histórico de viagens a São Paulo, 14 dias antes do aparecimento dos sintomas. Ele também possui algumas comorbidades como diabetes, hipertensão e doença cardiovascular crônica.

O exame dele foi colhido pelo Hospital Unimed em Bauru e enviado para o laboratório Hermes Pardini, em Belo Horizonte. A amostra passou por prova e contraprova, antes do resultado ser divulgado.

Já o paciente de 31 anos está fora do período de contaminação e foi diagnosticado com quadro leve de Covid-19 confirmado, após ter amostra coletada em exames pré-operatórios, em 12 março, na cidade de São Paulo. O exame foi processado em laboratório particular, também credenciado pelo instituto, na própria Capital.

Como ele estava em Bauru ainda no período de contágio, a situação caracteriza que há transmissão comunitária no município.

O Secretário Municipal de Saúde de Bauru, Sérgio Henrique Antônio, explicou que a Unimed comprou cerca de 100 exames do laboratório Hermes Pardini, como forma de driblar a demora que a cidade tem enfrentado no recebimento de resultados por parte do Instituto Adolfo Lutz.

No início de semana a cidade registrou um aumento do número de mortes suspeitas na e o boletim epidemiológico divulgado traz dois novos óbitos em investigação. Com isso, Bauru conta, no momento com oito mortes suspeitas e o boletim não traz a especificação sobre gênero e faixa etárias das vítimas.

Além das duas confirmações oficiais de Covid-19, Bauru teve mais um salto no número de casos suspeitos da doença nesta segunda-feira (30): de 108 para 130.

O prefeito da cidade, Clodoaldo Gazzeta disse que diante das confirmações é preciso que os bauruenses permaneçam em suas casas e considerou esta semana como decisiva no combate ao vírus.

 

Com informações do JC Net