Mestre de Jiu Jitsu no Japão ministra seminário em academia de Avaré

Avaré recebeu no último sábado, 16, o mestre de artes marciais, Roberto Nacaya. Vindo diretamente do Japão, Roberto ministrou um seminário sobre Jiu Jitsu na academia Clube da Luta a convite do proprietário e também professor, Henrique Maromba. Na oportunidade alunos, lutadores e público em geral puderam conhecer diferentes técnicas e ensinamentos da modalidade que tem como origem a cultura japonesa.

Nacaya é fundador da academia da academia Tokai no Japão, uma das pioneiras na modalidade em meados dos anos 90. No local foram formados inúmeros apreciadores da modalidade e professores que seguem os ensinamentos da academia por diversos países e estados.

Henrique Maromba, conhecido também como “Marombinha” foi um dos alunos de Nacaya no Japão e hoje transfere todo conhecimento aprendido para jovens e adultos avareenses através de sua academia.

O Jiu Jitsu é uma arte marcial japonesa que utiliza tanto técnicas de golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente. Sua origem, como sucede com quase todas as artes marciais vetustas, não pode ser apontada com total certeza, o que se sabe por certo é que seu principal ambiente de desenvolvimento e refino foi nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão. Contudo, outros levantam a hipótese de ter proveniência sínica, posto que sejam também notadas influências indianas.