Durante um café com jornalistas, na manhã desta sexta-feira, 5 de abril, o presidente informou que o horário de verão no país pode chegar ao fim ainda este ano. Conforme informações, ele disse que a medida está sendo estudada e discutida com o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque e que em breve a decisão será tomada em caráter definitivo.

Conforme divulgado pelos principais órgãos de imprensa, a medida surgiu através de um parlamentar da base do presidente, o deputado João Campos do Estado de Goiás que sugeriu as argumentações e por isso o presidente solicitou um estudo que ainda não foi concluído, mas segue em andamento.

O horário de verão foi implantado pela 1° vez no país no ano de 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas com a finalidade de economizar energia elétrica durante os períodos mais quentes do ano entre os meses de outubro e março.

Segundo as informações divulgadas, o Ministro responsável pela pasta informou que o estudo que está sendo realizado leva em consideração não só os aspectos econômicos, mas também diversos fatores relacionados aos picos de consumo durante as horas mais quentes do dia, como a utilização do ar-condicionado e a questão da sobrecarga.  

O presidente informou aos jornalistas presentes que após a conclusão dos estudos a medida será oficializada.