PROPOSTAS PARA ADIAR ELEIÇÕES 2020 SÃO DISCUTIDAS POR SENADORES

Foi divulgado na última segunda-feira, através do site do Senado Federal propostas legislativas com objetivo de adiar as eleições municipais de 2020.

As propostas vêm ganhando força entre os senadores, diante do atual cenário de pandemia do novo coronavírus que está sendo enfrentada. Com o adiamento, as eleições seriam unificadas entre as diferentes esferas federais, estaduais e municipais, o que implicaria também na diminuição de gastos com campanhas eleitorais, que de acordo com as informações somam um total de 1,5 bilhão no ano de 2020.

Já foi enviado ao Tribunal Superior Eleitoral um ofício com o pedido de adiamento das eleições 2020 e deve ser apresentada em breve uma proposta de emenda à constituição.

O Senador Major Olímpio, autor do ofício ressaltou em um pronunciamento que é hora de pensar na saúde pública e que o uso do dinheiro público destinado para as eleições pode ser utilizado para dar suporte a população em relação ao COVID-19. Para que essa proposta de emenda seja apresentada é preciso que sejam colhidas assinaturas de 26 senadores. Lembrando que o período de propaganda eleitoral tem início no mês de agosto e as eleições estão marcadas para o dia 4 de outubro.