Um levantamento feito pelo G1 com base em dados da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) indica que em um período de nove meses as 11 unidades prisionais da região de Itapetininga (SP) registraram mais de 1900 casos da Covid-19. Os registros estão atualizados até este domingo (14).

Dos sete municípios que possuem unidades prisionais na região, as unidades prisionais de Guareí (SP) correspondem a 91% dos casos confirmados. O município possui duas penitenciárias que sofreram com um surto do coronavírus em setembro de 2020.

De acordo com a SAP, na Penitenciária Nelson Vieira, em Guareí, 960 presos testaram positivo para a Covid-19 e todos estão curados desde o ano passado.

A unidade também teve registros da doença em agentes carcerários e outros servidores, contabilizando 52 casos. Destes, 51 foram curados e apenas um segue afastado para tratamento.

Ainda de acordo com a SAP, a situação também se agravou na unidade II. Em 2020, foram 726 casos e quatro mortes confirmadas pelo coronavírus, sendo três detentos e um servidor.

Apesar dos números, a Secretaria destaca que a situação foi controlada e apenas um preso segue em tratamento na própria unidade. Confira a situação da Covid-19 nos demais municípios da região de Itapetininga:

Avaré

Ao todo, o município teve 35 casos confirmados. De acordo com a SAP, o Centro de Ressocialização da Cidade não registrou mortes por Covid-19, apenas dois servidores testaram positivo para o coronavírus e já estão curados. O último caso foi em dezembro de 2020.

No entanto, na Penitenciária I, três presos e 24 servidores testaram positivo para a enfermidade. Um funcionário morreu e outros três seguem afastados para tratamento do vírus.

Na Penitenciária II, apenas seis funcionários testaram positivo para a Covid-19. Todos foram curados.

Cerqueira César

O município, que possui uma Penitenciária e um Centro de Detenção Provisória (CDP), teve 16 casos confirmados.

Na Penitenciária, 29 presos e 12 servidores testaram positivo para Covid-19, sendo que apenas um segue isolado. Todos os funcionários foram curados. O último caso confirmado foi em fevereiro de 2020.

No CDP de Cerqueira César, três presos e 13 funcionários testaram positivo para a enfermidade e estão todos curados, sendo que o último caso foi em janeiro.

Bernardino de Campos

O município registrou 22 casos de Covid-19. Na Penitenciária de Bernardino de Campos, dois presos e 20 servidores testaram positivo para a doença. Os detentos foram tratados na própria unidade e os três funcionários seguem afastados de suas atividades e os demais já se curaram.

Itaí

Em Itaí (SP), na penitenciária da cidade, sete presos testaram positivo para a doença, sendo que deste total, houve um óbito. Além disso, 14 servidores testaram positivo e já estão todos curados. Total de 21 casos confirmados.

Taquarituba

Em Taquarituba, na penitenciária da cidade, não houve presos com Covid-19. De acordo com a SAP, 15 servidores testaram positivo, sendo que todos estão curados. O último caso foi no começo de março.

Medidas para evitar o contágio entre detentos

Ainda de acordo com a SAP, medidas para controlar a pandemia no sistema prisional do Estado de São Paulo estão sendo implementadas desde junho de 2020.

A secretaria adotou um amplo programa de testagem em massa para a Covid-19 de servidores e detentos por meio de ações em conjunto com a Secretaria do Estado da Saúde, o Instituto Butantan, prefeituras e outras instituições.


Para isto, é realizado o monitoramento dos grupos de risco; ampliação na distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual para todos os detentos.

A SAP também declarou que avalia permanentemente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema, por meio da adoção de medidas de medidas de higiene e distanciamento orientados pelos órgãos de saúde foram aplicadas e as atividades coletivas suspensas.

Além disso, a limpeza das áreas foi intensificada e a entrada de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional foi restringida em todas as unidades prisionais do estado.

Informações: G1



Deixe seu Comentário