Na última sexta-feira (30), a Ambev realizou o primeiro teste do seu projeto de entregas por drone. Em parceria com a startup Speedbird Aero, o voo foi realizado na cidade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, onde fica uma das fábricas da cervejaria.

O drone usado foi do modelo DLV-1, que tem capacidade para transportar até 2 kg de produtos. Em um trajeto de 2,5 km (ida e volta), feito em menos de 2 minutos, o equipamento levou bebidas da fábrica até um condomínio residencial da mesma cidade.

Agora, o projeto segue para a próxima fase de testes com um modelo maior e capacidade de trafegar por 20 km, transportando até 8 kg de produtos.

A Ambev afirma que o principal objetivo desta iniciativa é explorar as diferentes formas de distribuição, usando a tecnologia para melhorar a experiência dos consumidores.

“Esse piloto de entregas via drone pode contribuir com a mobilidade urbana e o meio ambiente, pois deve ajudar a diminuir o número de veículos nas ruas e, consequentemente, a emissão de poluentes”, afirma Bruno Stefani, diretor global de inovação da Ambev Tech.

Segundo Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero, após estas fases de testes, se tudo ocorrer como previsto, as empresas poderão oferecer uma logística mais eficiente, em que o consumidor receberá seus produtos com mais rapidez, eficiência e menor impacto ambiental.

Qual é a percepção dos consumidores?

Um estudo da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, mostrou que 87% dos consumidores gostam da ideia do delivery por drones e 89% usariam o serviço, caso disponível.

A pesquisa também revelou que a impressão da maioria dos entrevistados sobre o serviço mudou durante a pandemia. Os cientistas destacam ainda que, quanto maior a familiaridade da população com a novidade, mais positivo é o sentimento.


Informações: CNN


Deixe seu Comentário