No dia 21 de maio foi realizado no município de Itaí, uma reunião na Câmara Municipal tendo como pauta a implantação do Consórcio Intermunicipal de Bombeiros que visa beneficiar diversas cidades da região.

Na ocasião o Capitão PM Winckler, comandante do 5° Subgrupamento de Botucatu explanou, através de slides os números de atendimentos e de custo da Estação de Bombeiros de Itaí, responsável pelo atendimento das ocorrências de incêndios, salvamentos, além dos serviços de proteção e prevenção como atividades educativas e vistorias para o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) na região. Ressaltou que todos esses atendimentos tem um custo elevado, havendo a necessidade de investimentos na estrutura, no pessoal e viaturas, justificando assim o alto custo.


A estrutura do consórcio consiste em dividir o custo mensal proporcional ao número de habitantes de cada município atendido, consequentemente novas aquisições de equipamentos, veículos e o aumento do efetivo também fazem parte das melhorias.

Entre as cidades beneficias estão Paranapanema, Itaí, Taquarituba, Coronel Macedo, Itaporanga e Barão de Antonina, estas já seguem sendo atendimento pela base do Corpo de Bombeiros da cidade de Itaí.

Na oportunidade estiveram presentes representantes das cidades de Itaí, através do prefeito Zé Ramiro, o presidente da Câmara Municipal Avelino Niceto Neto, a chefe de gabinete Tatiane Angélica Correio da Silva Queiroz e o representante administrativo André luís Gabriel. Representado o Prefeito de Taquarituba Éder Miano os Assessores Rolandro Augusto Benini e Gabriel Camargo de Oliveira; de Itaporanga o Prefeito Douglas Benini e o vereador Fernando Marques (Fernando da Assistência).

Os prefeitos de Paranapanema (Rodolfo Fanganiello), de Coronel Macedo (José Roberto Santinoni) e Barão de Antonina (Rodrigo Waldemar Marques) informaram por telefone por telefone o não comparecimento devido a demanda da agenda, mas que a participação das respectivas cidades no Consórcio é positiva.

O Prefeito de Itaí Zé Ramiro explicou que a Prefeitura de Itaí sempre esteve a disposição para ajudar a instituição, mas que o alto custo inviabiliza mais investimentos, estando de acordo também o Prefeito de Itaporanga Douglas Benini, ao qual ressaltaram os atendimentos das quais vivenciaram em vossas cidades, enaltecendo a importância do Consórcio para a população da região.  Comandante da Estação de Bombeiros de Itaí, Sargento Monteiro ressaltou sobre a importância desse consórcio para a população atendida na região, além da estruturação e capacitação das Defesas Civis de cada cidade, agilizando o atendimento primário e de responsabilidade de cada prefeitura.

Ao final todos assinaram a Ata que deverá ser encaminhada a todos os prefeitos, juntamente com a documentação pertinente para apresentação às respectivas Câmaras Municipais e posterior formalização e vigência do Consórcio já em 2022.


Deixe seu Comentário