Aparecidinha de São Manuel é a 2ª capela dedicada a Nossa Senhora mais antiga do país

Depois do Santuário de Aparecida, a segunda capela mais antiga do país em devoção a Nossa Senhora da Aparecida está no Distrito de Aparecidinha, município de São Manuel na região de Botucatu. Nesta terça-feira, 12 de outubro, será realizada a comemoração da Padroeira do Brasil.

Apesar da localidade ser pequena, o Santuário realiza duas grandes festas em louvor a Nossa Senhora, uma em agosto (que marca a assunção da santa) e outra no dia 12 outubro. O pequeno distrito cujo nome é no diminutivo tem 163 anos de existência e depois de Aparecida, no Vale do Paraíba, é o segundo santuário em homenagem a Nossa Senhora do Brasil.

A devoção a Nossa Senhora Aparecida

A devoção a Nossa Senhora Aparecida na região de Botucatu é tão antiga quanto o próprio Distrito de Aparecida de São Manuel, que completou seus 163 anos. A pesquisa foi feita pelo religioso  Marco Raphael com base no livro tombo da paróquia, livros de registros de São Manuel e documentos da Diocese de Botucatu.

Segundo dados históricos, por volta do ano de 1840, começaram as movimentações para a doação de terras ao Patrimônio de Nossa Senhora Aparecida.

Fonte jcnet