Segundo
Monitor, vendido a R$ 5,033 o litro, valor está 23% acima da média da série
histórica, iniciada em 2012
O litro do diesel S-10, com menor teor de enxofre, alcançou em
outubro maior preço médio mensal real (descontada a inflação) da última década,
sendo vendido a R$ 5,033. Os dados são do Monitor dos Preços dos Combustíveis,
lançado dia 5 pelo Observatório Social da Petrobras (OSP). Esse valor está 23%
acima da média da série histórica, iniciada em 2012, quando a ANS (Agência
Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) passou a contabilizar os
preços do S-10. O monitor demonstra ainda que, comparado ao salário mínimo, o
diesel teve um aumento de 10 pontos porcentuais, subindo de 36% em dezembro de
2012 para 46% em outubro de 2021. Ou seja, um consumidor que abastece seu
veículo com 100 litros do combustível num mês gastaria quase a metade de um
salário mínimo para isso.
"Foi um crescimento
muito grande neste último ano. Historicamente, o preço do diesel é menos
volátil do que o da gasolina e isso se deve principalmente ao poder político e
de greve dos caminhoneiros. Até hoje, a Cide (Contribuição de Intervenção no
Domínio Econômico) está zerada, fruto das paralisações de 2018", afirma o
economista Eric Gil Dantas, do Ibeps (Instituto Brasileiro de Estudos Políticos
e Sociais), responsável pela elaboração do monitor dos preços.
Segundo o economista, o
S-10 poderia ser vendido ao consumidor final por R$ 3,71. Neste cálculo, ele
considera os custos de extração e refino da Petrobras somados a uma margem de
lucro. O estudo também propõe um preço justo à gasolina comum de R$ 4,90.